Plafon - o que é e como usá-lo na sua casa? - Blog Sensotron

Plafon – o que é e como usá-lo na sua casa?

Plafon – o que é e como usá-lo na sua casa?

jul 27, 2020 LEDS por ecommerce

Atualmente existem inúmeros modelos e tipos diferentes de luminárias, e elas possuem diferentes funções como: contribuir para a distribuição da luz, arrematar a decoração e garantir proteção às lâmpadas. Entre as opções disponíveis no mercado, o plafon têm enorme aceitação por parte dos consumidores. Mas você sabe o que é plafon? 

Esse tipo de luminária possui grandes vantagens como bons preços, grande praticidade de instalação e uma infinita gama de modelos.

Continue conosco para saber mais sobre esse produto e aprender como usá-lo em casa!

Plafon, o que é? 

Trata-se de um tipo de luminária versátil, capaz de fornecer iluminação direta, indireta ou a combinação de ambas.  

Os plafons são altamente eficientes para iluminar com qualidade, especialmente quando contam com fechamento translúcido, que uniformiza a luz emitida pelas lâmpadas.

Ficam excelentes tanto em espaços mais técnicos quanto em áreas de descanso. 

Quais os tipos de Plafon existentes? 

Os plafons podem ser encontrados em diversos formatos, cores, dimensões e materiais.

Sua instalação é bastante simples, pode ser sobreposta ou embutida. 

Na primeira, a fixação pode ser feita em em qualquer tipo de teto, e o formato tridimensional do plafon é valorizado.

A segunda exige teto com forro em material que permita recorte, como o gesso. 

O resultado fica uniforme, uma vez que o fechamento do plafon se alinha com o restante da superfície.

Como os plafons são capazes de abrigar qualquer tipo de lâmpada compacta ou em bulbo (LED, fluorescente), a escolha do modelo dependerá do estilo decorativo e das funções de cada local.

Existem, ainda, os plafons de LED que não precisam de lâmpadas: muito práticos, oferecem ótima relação custo-benefício e já vêm prontos para a instalação!

Como utilizar um Plafon em casa? 

Durante a escolha do local onde o Plafon será instalado o modelo que será utilizado é decisivo. Afinal, em cada ambiente da casa executamos tarefas diferenciadas, que exigem luminosidades compatíveis. 

Setor de Trabalho

A utilização de Plafons em locais de trabalho como em home offices, cozinhas, lavanderias e banheiros, é ideal a utilização de plafons de iluminação direta, com lâmpadas na cor branca.

A luz branca deixa o corpo humano mais atento e reduz a chance de falhas em trabalho e estudo, bem como acidentes no manuseio de objetos cortantes e quentes.

Além disso, a luz branca fria favorece o aspecto de limpeza.

Em bancadas de refeições ou de manuseio de alimentos, é indicado instalar iluminação de tarefa, para evitar sombras que prejudiquem a visibilidade. 

Em espaços com umidade, o ideal é escolher um modelo com bom grau de proteção e fechamento contra água e resíduos, para garantir que nenhuma peça interna seja danificada por conta das partículas em suspensão. 

Pela facilidade de limpeza, os materiais mais indicados para esses ambientes são o acrílico e o vidro translúcidos, que uniformizam a luz. 

Ambiente social 

Nas salas de estar, de jantar e nas varandas, plafons com mecanismo de iluminação direta-indireta, combinados a lâmpadas em cor amarelada, ficam excelentes: a tonalidade traz maior conforto aos ocupantes e clareia o suficiente para que atividades como leitura sejam desempenhadas sem esforço visual. 

Nesses espaços, os plafons que combinam vidro ou acrílico a tecidos, metais ou cristais proporcionam um efeito incrível! 

Em varandas gourmet, assim como nas cozinhas, é interessante adicionar uma luminária na área de preparo de alimentos. Pela ocorrência de chuva e ventos, os modelos de vidro e acrílico são as opções mais higiênicas e seguras. 

Ambientes íntimos

Nos quartos, onde o relaxamento é a principal função, os plafons de luz indireta ficam maravilhosos.

Não permitem ofuscamento e, quando combinados à iluminação com temperatura de cor amarela, melhoram a qualidade do sono.

Mas atenção: é preciso verificar se o modelo de plafon é específico para luz indireta.

Para que a iluminação não pareça deficiente nos quartos, utilize spots para os armários, de modo a facilitar a escolha de roupas e acessórios em qualquer hora do dia. 

Quanto aos materiais, a escolha é mais livre e depende do gosto dos usuários.

Agora que você sabe o que é plafon e conhece todas as suas utilidades, tem condições de escolher a melhor opção entre modelos amadeirados, com vidro, tecidos, metais e o que mais a sua criatividade permitir! 

A  conta com uma variedade incrível de modelos de plafons e lâmpadas LED perfeitos para cada cantinho da sua casa.

Gostou de saber mais sobre Smart Home | Entenda o conceito de casas inteligentes. Fique por dentro de outros conteúdos assim como esse e não perca nenhuma novidade do nosso Blog. Leia também: Lâmpadas de LED e o poder da melhoria da aparência dos alimentos!

A Sensotron possui uma linha completa de luminárias LED, de diversos tamanhos e potências, que podem ser utilizadas na iluminação externa da sua empresa, todos os produtos contam com o Selo de Responsabilidade Ambiental, demonstrando respeito e cuidado com o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *