Lâmpadas LED e o descarte mais adequado. - Blog Sensotron

Lâmpadas LED e o descarte mais adequado.

Lâmpadas LED e o descarte mais adequado.

Assim como todos os resíduos sustentáveis atiçam a curiosidade das pessoas de como é feito o descarte, as lâmpadas de LED também causam esse efeito.

As lâmpadas de LED são escolhas mais conscientes de iluminação sustentável, contribuindo para a manutenção e equilíbrio ambienta.

As lâmpadas incandescentes foram proibidas, portanto a cada dia o diodo emissor da luz de LED, assume proporções gigantes em utilidades na vida das pessoas.

Lâmpadas LED tem uma vida longa, mas um dia chega ao fim.

As lâmpadas LED possuem um potencial de uso de no mínimo 25 mil horas, e isso já é um grande avanço para o meio ambiente, mas num momento ela precisará ser substituída, devido à diminuição da luminosidade.

E é nesse momento de troca é que outras percepções sobre o LED começam a aparecer, principalmente porque 98% da lâmpada descartada pode ser reutilizada, exatamente, a maior parte dos componentes de uma lâmpada LED pode ser reciclado, justamente pela não utilização de metais pesados e mercúrio durante a sua fabricação. Os itens recicláveis da lâmpada LED podem ser reaproveitados na fabricação de outros produtos industriais, mas não necessariamente em novas lâmpadas.

Onde podemos descartar a lâmpada as lâmpadas de LED.

Infelizmente a educação sobre descartes de objetos no Brasil ainda é precária, e caminha a passos lentos, contudo o descarte da lâmpada de LED é um desses objetos que dificilmente tomam o devido fim.

Cada município é responsável pelo recolhimento e tratamento de lixos e com penalidades estabelecidas pela “lei do lixo”.

Portanto a melhor opção é entrar em contato com a prefeitura do seu município e solicitar informações sobre o local correto para o descarte, ou como poderia proceder caso o município não faça o recolhimento. Além disso nos grandes centros urbanos existem pontos de coletas que recolhem qualquer tipo de lâmpada, inclusive as de LED.

Esses pontos são identificados em jornais, internet, e em eventos relacionados ao meio ambiente e educação ambiental. Outra saída são as lojas especializadas que comercializam o produto, e acabam sendo coadjuvantes para o descarte mais adequado.

A substituição das lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED já é um avanço enorme rumo a construção de um modo mais sustentável de vida, além disso oferece ao consumidor:

  • Alto desempenho;
  • Longa vida útil que chega à 50 mil horas;
  • Não há incidência de raios infravermelhos e ultravioletas que danificam roupas e objetos de arte;
  • Possui alta resistência a impactos;

Acima de tudo um dos pontos mais importantes para o descarte é a certeza de que não existe mercúrio nas lâmpadas de LED, contribuindo muito para a redução do impacto ambiental.

Faça sua parte

Em conclusão, contribua por um mundo mais limpo! Seja um propagador do descarte correto, jamais jogue as lâmpadas no lixo comum

Os produtos da Sensotron são desenvolvidos com o que há de melhor em tecnologia, design e economia e reúnem alta eficiência a propriedades que não agridem o meio ambiente. São lâmpadas, refletores, sensores e painéis adequados para residências, comércios, áreas públicas e de interiores.

Gostou de saber mais sobre Lâmpadas LED e o descarte mais adequado.? Fique por dentro de outros conteúdos como esse e não perca nenhuma novidade do nosso Blog. Leia também: Vantagens lâmpadas de LED !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *