Vantagens lâmpadas de LED - Blog Sensotron

Vantagens lâmpadas de LED

Vantagens lâmpadas de LED

As tecnologias de iluminação evoluíram, consideravelmente, nos últimos anos. A preocupação com o consumo, com a economia e com a sustentabilidade é a principal causa disso. Frente a essa realidade, as vantagens de lâmpadas LED ficam cada vez mais evidentes.

As lâmpadas LED podem proporcionar até 80% de economia de energia comparada com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa.

A vida útil é muito superior as suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes. Para completar, possuem a garantia de um desempenho de iluminação excelente e confiável devido a mais moderna tecnologia empregada.

Por que usar a Lâmpada LED?

O LED (Light Emitting Diode) ou Diodo Emissor de Luz é um dispositivo eletrônico semicondutor que, quando energizado, emite luz visível. Cerca de 95% da energia é transformada em luz e, somente os 5% restantes, convertem-se em calor.

Essa é a característica fundamental que o torna mais econômico do que os mecanismos das lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes.

Sempre escutamos que esse modelo de lâmpada é o mais econômico, mas você sabe o quanto mais econômico realmente é? E será que essa é a única vantagem desse modelo de lâmpada?

Listamos aqui as 10 grandes vantagens da lâmpada LED e certamente após essa matéria você estará mais que convencido em trocar as lâmpadas incandescente ou florescente da sua casa pelo modelo de LED:

Vida Útil 

A lâmpada LED é o modelo de maior vida útil – As lâmpadas LED têm uma vida útil de até 100.000 horas. Ou seja, 11 anos de operação contínua, ou seja, ligada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se você deixar a lâmpada LED ligada todas as noites, em média de 8h por dia, levaria cerca de 20 anos antes de ter que substituir por outra nova. Como comparação um modelo de lâmpada incandescente (comum) dura em média 1 ano e o modelo Fluorescente dura em média de 6 a 10 anos. Ou seja, 20 vezes mais que a lâmpada comum e 2 a 3 vezes mais que o modelo fluorescente.

EFICIÊNCIA LUMINOSA:

A maior eficiência luminosa da lâmpada LED em relação às demais pode ser evidenciada comparando o consumo em watts (W) à quantidade de luz emitida em lúmens (lm) entre elas. Nesse quesito, uma lâmpada LED de 7 W, por exemplo, emite um fluxo luminoso com cerca de 600 lm, similar a uma lâmpada incandescente ou halógena de 60 W e a uma lâmpada fluorescente de 14 W.  Ou seja, ela consome a metade da lâmpada fluorescente e cerca de 8 vezes menos do que a incandescente. Além disso, a lâmpada LED produz uma luz mais forte do que as demais, o que contribui para sua maior eficiência. Os outros modelos ainda perdem a intensidade com o tempo, comprometendo o desempenho. Esse processo também ocorre com o LED, mas a proporção é muito menor.

Custos de manutenção reduzidos:

Em função de sua longa vida útil, a manutenção é bem menor, representando menores custos com mão de obra e novas lâmpadas.

Alta Qualidade: 

A Iluminação LED pode suportar condições bruscas de tempo e temperatura. Sendo resistentes a choques, vibrações e impactos externos. É o modelo ideal para sistemas de iluminação externos, devido a durabilidade e resistência à exposição ao tempo, vento, chuva ou mesmo ao vandalismo.

Sem Reatores:

Existem lâmpadas e outros dispositivos de iluminação LED que necessitam de um dispositivo externo à lâmpada, porém este dispositivo é um conversor de tensão e não um reator, já que estes modelos de lâmpadas funcionam a partir de corrente contínua, e não de corrente alternada, que é a que chega em sua casa.

Resistência a impactos e vibrações:

Utiliza tecnologia de estado sólido, portanto, sem filamentos, vidros, etc, aumentando a sua robustez.

Acionamento instantâneo:

Tem acionamento instantâneo, mesmo quando está operando em temperaturas baixas. As luzes LED podem ser desligadas e ligadas frequentemente sem afetar a vida útil ou mesmo a qualidade.

Baixa Tensão Necessária: 

Uma fonte de alimentação de baixa tensão é suficiente para iluminação LED. Isso facilita o uso de iluminação LED conectada com baterias, pilhas e também com energia solar. Ou seja, uma tecnologia verde e econômica por completo.

Ecologicamente correto:

Não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza. Além disso, a iluminação LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.

Cores:

Diferentemente das fluorescentes — fabricadas na cor branca fria —, as lâmpadas LED contam com as luzes brancas (quente ou fria), multitemperatura, coloridas monocromáticas e o modelo RGB, que alterna entre uma enorme variedade de cores.

Para garantir as vantagens de lâmpadas LED, é sempre importante optar por produtos de qualidade e com boas referências, a SENSOTRON está no mercado há mais de 27 anos e produz as melhores soluções em iluminação Led do Mercado. Que tal adotar a iluminação LED em sua casa ou estabelecimento agora mesmo? Entre em contato conosco! Nossos atendentes terão prazer em ajudar!

Gostou de saber mais sobre Vantagens lâmpadas de LED. Fique por dentro de outros conteúdos assim como esse e não perca nenhuma novidade do nosso Blog. Leia também: Lâmpadas de LED e o poder da melhoria da aparência dos alimentos!

A Sensotron possui uma linha completa de luminárias LED, de diversos tamanhos e potências, que podem ser utilizadas na iluminação externa da sua empresa, todos os produtos contam com o Selo de Responsabilidade Ambiental, demonstrando respeito e cuidado com o meio ambiente.

One thought on “Vantagens lâmpadas de LED

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *